Um dos maiores guitarristas de todos os tempos, Eddie Van Halen, depois de uma longa batalha contra um câncer na língua diagnosticado no ano 2000, nos deixou na última terça-feira (6).
Milhões de guitarristas pelo mundo foram influenciados pelo seu jeito revolucionário de tocar o instrumento, levando, consequentemente, a brotar milhares de bandas e sendo até considerado “pai” do hard rock glam dos anos 1980.
Como homenagem póstuma, listamos 10 músicas definitivas que sintetizam um pouco todo o seu legado. Confira:
10. “I’ll Wait” - Van Halen
Vinda do sexto álbum intitulado 1984 e ainda com a formação clássica da banda, “I’ll Wait” abre a nossa lista com teclados. Música de melodias fortíssimas e grudentas. Pode-se dizer que além de “Jump” (que ainda será mencionada por aqui) a banda mostrou o seu lado AOR também com esta faixa.
9. “Jamie’s Cryin’”- Van Halen
Voltando diretamente para 1978, “Jamie’s Cryin’” é uma das grandes músicas que compõem o primeiro álbum da banda e que pertence ao seleto grupo dos grandes discos de estreia de todos os tempos.
8. “(Oh) Pretty Woman” - Van Halen
Quem não conhece a música “(Oh) Pretty Woman” do antológico Roy Orbison? No quinto álbum de estúdio do Van Halen a canção aparece com uma nova e maravilhosa roupagem. Parece que foram feitos um para o outro.
7. “Hot For Teacher” - Van Halen
Outra do disco 1984, “Hot For Teacher” é uma daquelas faixas instigantes que nunca sai da sua cabeça. A música é divertidíssima, o clipe, e tem um final de guitarra apoteótico de Eddie.
6. “Ain’t Talkin’ ‘Bout Love” - Van Halen
Voltamos para o debut e chegamos em “Ain’t Talkin’ ‘Bout Love”. A quarta faixa do disco é mais um dos sucessos marcantes do quarteto.
5. “Panama” - Van Halen
“Panama” é uma dentre várias músicas memoráveis do Van Halen e juntamente com …
4. “Jump” - Van Halen
… “Jump”, fizeram a banda alcançar o sucesso em escala global. Do rico ao pobre, todo mundo conhecia o Van Halen naquele momento.
3. “You Really Got Me” - Van Halen
Poucas, eu digo, pouquíssimas bandas no mundo conseguiram lançar um disco de estreia tão avassalador e ainda por cima contendo uma versão de uma música de outra banda como carro-chefe. “You Really Got Me” dos ingleses do Kinks, abre o nosso pódio. Incrivelmente a versão se tornou maior que a original.
2. “Beat It” - Michael Jackson
Em segundo lugar, nenhuma música do Van Halen como vem sendo mostrado até aqui, mas de uma contribuição do guitarrista para outro artista. Muito de “Beat It” do lendário Michael Jackson foi o que foi graças ao solo imortal de Eddie Van Halen na canção. Não importa quantas vezes toque, sempre arrepia. (Confira o solo em canal isolado, aqui).
1. “Eruption” - Van Halen
No topo da lista, um dos maiores “absurdos” já produzidos em uma guitarra e jamais visto e ouvido antes. O que falar de “Eruption” ??? Aqui, Eddie Van Halen nos mostra que era realmente de outro planeta.
Todas a palavras que eu pudesse usar seriam inúteis para descrever esta performance. Portanto: Ouça, veja, sinta e aprecie um dos maiores momentos da história do rock. Eddie se foi, mas sua obra, seguirá.
Sei bem que muita gente irá discordar dessa lista, mas esta é uma seleção pessoal como de todas outras que ainda irão aparecer nesta seção. Até a próxima!
R.I.P. Eddie Van Halen.
Comentários
Postar um comentário
Participe! Comente! Dê sua opinião.