Os 5 melhores discos de baggy


Em 1991, a palavra de ordem era o grunge. A maioria das pessoas não se lembra que, um ano depois, em uma cidade longe de Seattle chamada Manchester, outro termo nasceu: Baggy. Como poderíamos descrever o “baggy”? É como o rock britpop com um DJ ou um rock pronto para raves movidas a ecstasy na europa industrial.

O termo é possivelmente inspirado no estilo típico de jeans largos e 'chapéus-balde' da Kangol, tal como essas bandas usavam na época (e inspirou o personagem Maccer no GTA San Andreas). O primeiro hit Baggy foi do Stone Roses “Fools Gold”. O maior hit Baggy de todos os tempos é do EMF com “Unbelievable”, que explodiu poucos meses antes do grunge fazer sua estréia formal.

Embora o baggy praticamente tenha chegado ao pico e desaparecido dentro de um ano, bandas como Blur começaram como baggy (seu primeiro hit, “There’s No Other Way” foi na onda do tempo), e bandas como Kasabian e dos Dandy Warhols devem alguma influência para o estilo.

Aqui estão os cinco melhores álbuns baggy (na minha opinião, como sempre neste local), em forma de contagem regressiva. Como você pode notar, o colorido, capas de álbuns inspiradas no ecstasy mostravam o que estava acontecendo.

5. Doubt (1990) - Jesus Jones



Este é o mais “alternativo” dos registros baggy. Foi bastante popular nos Estados Unidos, ao contrário da maioria nesta lista. FAIXAS RELEVANTES: International Bright Young Thing, Real Real Real, Right Here Right Now.

4. Screamadelica (1991) - Primal Scream



Primal Scream, como os Charlatans, sobreviveu à era baggy evoluindo para o britpop. Eles ainda estão por aí até hoje. FAIXAS RELEVANTES: Loaded, Moving On Up.

3. Schubert Dip (1991) - EMF



Esta banda não durou mais do que a tendência. A música é muito boa. FAIXAS RELEVANTES: Unbelievable, Lies.

2. Spartacus (1991) - The Farm



Foi difícil não escolher isso como #1, mas temo que o outro seja mais conhecido. FAIXAS RELEVANTES: Groovy Train, All Together Now, Very Emotional.

1. Pills ‘n’ Thrills and Bellyaches (1990) - Happy Mondays



E aqui está o definitivo registro baggy. A banda, a época, foram abordados no filme “24 Hour Party People” (intitulado depois de uma de suas músicas, por sinal). FAIXAS RELEVANTES: Loose Fit, God’s Cop, Step On.

Rodada bônus: The Globe (1990) - Big Audio Dynamite II



O que você pode dizer sobre um álbum que tem na capa não um, mas dois caras com chapéus de balde. FAIXAS RELEVANTES: Rush, The Globe.

Fonte: Rawk is Dead

Comentários