Review: Guns N' Roses - Use Your Illusion I & II (1991)


Use Your Illusion I

Exatamente à meia noite do dia 16 para 17 de setembro de 1991, as lojas dos Estados Unidos abriram para a venda dos tão esperados novos discos do Guns N' Roses. A expectativa era grande e a banda não poupou os fãs; 30 músicas compõem os Illusions que foram lançados de forma inédita: 2 LPs duplos lançados ao mesmo tempo ou no formato de 2 Cds simples, que usavam o máximo da sua capacidade na época: 76 minutos.

Esses álbuns marcaram a estreia de Matt Sorum (ex-The Cult) na bateria, já que Steven Adler foi expulso por não ter controle sobre seu vício em drogas e, por esse motivo, atrasava o processo de produção. Marcaram também a entrada de Dizzy Reed nos teclados como membro da banda. A arte da capa é a mesma para os dois álbuns, diferenciando só nas cores. O trabalho é do artista Mark Kostabi, porém é só um detalhe do quadro A Escola de Atenas do pintor italiano Raphael.

O Use Your Illusion I já abre com Axl mandando um recado para sua vizinha, que o acusava de tentativa de assassinato. O guitarrista Izzy Stradlin' fez o vocal principal na faixa seguinte "Dust N’ Bones" e ainda assumiria o microfone em "You Ain’t The First" e "Double Talkin’ Jive". Esse álbum traz as duas músicas mais longas da banda: "Coma" e "November Rain", a longa balada que também ganhou um videoclipe. Axl comentava que se essa música não fosse gravada como ele queria, ele se mataria.

Michael Monroe (Hanoi Rocks) divide os vocais com Axl Rose em "Bad Obsession" e Shanon Hoon (Blind Melon) faz o mesmo em "Don’t Cry". Alice Cooper também marca presença nesse álbum na faixa "The Garden". Na verdade, Axl gravou os vocais, mas ao terminar, a banda disse que ele estava soando igual ao Alice Cooper e que talvez fosse melhor chamar o próprio em vez de simplesmente roubar seu estilo.

Faixas: Right Next Door To Hell / Dust N’ Bones / Live And Let Die (cover de Paul McCartney) / Don’t Cry (versão original) / Perfect Crime / You Ain’t The First / Bad Obsession / Back Off Bitch / Double Talkin’ Jive November Rain / The Garden / Garden Of Eden / Don’t Damn Me / Bad Apples / Dead Horse / Coma

Use Your Illusion II

O Use Your Illusion II (disco azul) teve uma melhor vendagem desde o início e é fácil entender isso; o disco trazia "Civil War", a única música com Steven Adler na bateria e que foi lançada anteriormente num disco chamado Nobody’s Child, projeto idealizado para ajudar as crianças órfãs da Romênia. Adler levara vários takes até conseguir gravar a música por completo; "Knockin’ On Heaven’s Door", cover de Bob Dylan que a banda já fazia de longa data e que foi usada na trilha sonora do filme Dias de Trovão com Tom Cruise; "You Could Be Mine" que faz parte da trilha sonora do filme Exterminador do Futuro 2; e a versão com a letra alterada de "Don’t Cry".

Também merecem destaque as faixas "So Fine" (cantada por Duff), "Estranged" (que ganhou um ótimo vídeo) e "Locomotive", que no encarte diz que foi tocada somente por Slash. Izzy Stradlin' assume novamente os vocais em "14 Years". O interessante dessa música era que, tanto Axl como Izzy trabalhavam em letras com o mesmo nome sem saber. Porém, a música que eu mais tinha curiosidade de ouvir na versão de estúdio e tornou-se uma das minhas preferidas era "Pretty Tied Up", pois foi com essa música que eles abriram os dois shows do Rock In Rio 2. Passados tantos anos, ainda sinto a mesma sensação ao ouvir a introdução dessa música e ver Axl entrando no palco do Maracanã lotado.

Na faixa "Get In The Ring", Axl chama para a briga vários jornalistas especializados em música e que viviam a distorcer as histórias da banda. Mick Wall da Kerrang e Bob Guccione Jr da Spin, entre outros, foram alvos de várias frases desaforadas como "Fuck You! Suck my fucking dick!". A turnê inicial dos álbuns ganhou o nome de Get In The Ring Motherfucker Tour.

Faixas: Civil War / 14 Years / Yesterdays / Knockin' On Heaven’s Door / Get In The Ring / Shotgun Blues / Breakdown / Pretty Tied Up / Locomotive / So Fine / Estranged / You Could Be Mine / Don’t Cry (letra alterada) / My World

Por Alex Melo (@jasmelo71)


Comentários