Estamos em pleno final de década dos anos 2010 e muita gente ainda é presa ao passado se tratando de música.
Há um tempo atrás, dando uma passada pelo YouTube, descobri o canal Cultura Metal do José Antunes Jr. que além o metal e seus subgêneros, aborda outras coisas como o hard rock e classic rock.
Dentre tantos vídeos e indicações sensacionais, encontrei o vídeo "Bandas atuais com influência do som da década de 70" no qual ele fala de bandas novas que apresentam uma sonoridade setentista sem deixar de soar original e indica 5 álbuns das mesmas. É o que podemos chamar de "Rock 'n' roll dos anos 2010".
Abaixo, com breve comentários, os 5 álbuns indicados. Vamo lá:
Rival Sons - Head Down (2012)
O grupo americano Rival Sons talvez seja a banda mais conhecida dentre as cinco. Head Down (2012) é um álbum direto ao ponto: hard rock com muitos momentos bluseiros e tudo isso com muita autenticidade. De 2012 pra cá o Rival Sons só evoluiu. Vale conferir o último álbum de inéditas.
***
Blues Pills - Lady in Gold (2016)
A sueca banda Blues Pills chegou e veio a ser vendida como "a nova salvação do rock" ou "o Led Zeppelin com vocal feminino". Bem, muita coisa é dita de forma exagerada e isso acaba afastando alguns fazendo com que muitos julguem a banda sem ao menos terem escutado. O que temos aqui é uma excelente banda de hard rock com pitadas de psicodelismo. Elin Larsson, além de musa, canta como ninguém e é uma das grandes revelações da década.
***
Inglorious - Inglorious II (2017)
Os ingleses do Inglorious é a banda que mais irá lembrar como referência a primeira fase do Whitesnake (como dito no vídeo) por ter uma sonoridade um pouco mais melódica comparada as outras quatro. Nathan James é outro vocalista em destaque com os seus grandes alcances vocais. O álbum Inglorious II (2017) foi o apontado na lista.
***
Kadavar - Abra Kadavar (2013)
Uma bandaça! Kadavar é uma banda de origem alemã que apresenta uma espécie de heavy metal psicodélico calcado no stoner rock e vice-versa. A indicação do vídeo vem com Abra Kadavar (2013) mas tudo que esse grupo vem apresentando é de alta qualidade. De antemão, já deixo aqui como indicação o For the Dead Travel Fast lançado neste ano de 2019.
***
Graveyard - Innocence & Decadence (2015)
E o grande Graveyard, também da Suécia, fecha a lista com Innocence & Decadence (2015) e sua mistura que passa pelo blues, psicodelia e stoner rock. Deixo aqui como adição a indicação acima o sensacional Lights Out (2012) do quarteto.
***
Confira o vídeo do canal Cultura Metal:
Comentários
Postar um comentário
Participe! Comente! Dê sua opinião.