Os Melhores do Ano de 2020


Por várias e várias vezes, pensei em como iniciar esta introdução do nosso tradicional "os melhores do ano". Não foi fácil. Confesso que senti bastante dificuldade em acompanhar o que estava se passando por aí pois, sim, diante da pandemia a música continuava ativa e presente em lançamentos e lives de diversos artistas.

E como a vida é feita de superações, a nossa lista de 2020 está aqui e com uma diferença nos escolhidos de melhores álbuns que terão 10 discos como de costume, mas sem ordem de preferência.

Se vem nos acompanhando desde o início do blog, já conhece todas a categorias e os resultados de 2018 e 2019. Caso não tenha conhecimento, seja bem-vind@ e confira abaixo os – podemos chamar de – preciosos melhores momentos de 2020, segundo o Parede Elétrica. Ano que ficará marcado para sempre na história da humanidade. Vamos as listas:

Melhores Álbuns do Ano de 2020:



Young Gun Silver Fox - Canyons (Monty Music Ltd T/A Candelion)

Conheça o projeto Young Gun Silver Fox com o sensacional Canyons. Som inspirado no AOR, mais precisamente puxado para o Soft Rock. Incrível como o disco parece ter sido feito no final dos anos 1970/início dos 1980.


Grimes - Miss Anthropocene (4AD)

Se você me perguntasse, há 20 anos, como eu imaginaria o pop enquanto gênero musical, eu tentaria descrever elementos deste disco. Claire Elise Boucher, batizada artisticamente como Grimes, apresenta um disco pop moderno e maravilhoso. Saiu pela lendária gravadora 4AD que nos deu bandas como Pixies e Cocteau Twins.


Yves Tumor - Heaven to a Tortured Mind (Warp)

Chegamos em um dos álbuns mais bem colocados nas paradas pelo mundo de melhores do ano. Sean Bowie (!), o intrigante e mais conhecido pelo pseudônimo Yves Tumor, lançou uma verdadeira viagem sonora. Comece por "Kerosene!". Pura arte.


X - ALPHABETLAND (Fat Possum)

O X, uma das bandas pilares do punk rock norte-americano, voltou a lançar um disco de inéditas depois de anos. Em um mundo cada vez mais caótico, ALPHABETLAND nos mostra sua visão ácida diante tudo isso. Sem dúvidas, um clássico.


Joe Pernice - Richard (Ashmont)

Descobri Joe Pernice por acaso no Bandcamp e me deparei com o seu até então mais recente trabalho (o tão bom quanto Could It Be Magic, foi lançado depois) Richard e fiquei impressionado com tamanha sensibilidade. Fãs de Cat Stevens e John Denver irão adorar. Ainda não está presente nas plataformas Spotify, Deezer, Apple Music e afins.


The Lemon Twigs - Songs for the General Public (4AD)

Uma nova onda revival de Glam Rock surgiu e o The Lemon Twings é a personificação exata desse momento. Você jura que os caras vieram diretamente dos anos 1970. Mais um álbum pelo lendário selo 4AD.


Bully - SUGAREGG (Sub Pop)

O que te lembra quando vem a mente Sub Pop? A lendária gravadora independente que já nos deu bandas como Nirvana e Soundgarden, só para citar algumas, continua na ativa e lançando ótimas bandas. Dentre elas, Bully merece destaque. Capitaneada pela vocalista Alicia Bognanno, o grupo apresenta atitude, letras diretas e emergência. Suficiente.


A Certain Ratio - ACR Loco (Mute)

A lendária banda pós-punk, de Manchester, A Certain Ratio continua em atividade e lançando ótimos álbuns. A definição para ACR Loco seria: brilhante – no mínimo. Uma pena estar de fora em diversas listas de melhores do ano.


Groove Armada - Edge of the Horizon (BMG)

O duo inglês de música eletrônica Groove Armada voltou em 2020 com um novo álbum, algo que não ocorria desde Little Black Book, seu último trabalho de 2015. Edge of the Horizon é um disco digno para os apreciadores daquela batida downtempo. Eletrônica sem fritação.


The Budos Band - Long in the Tooth (Daptone)

Grupo norte-americano instrumental de nove músicos que misturam em seu som afrobeat, heavy metal, soul, deep funk, hip hop e jazz, tendo o resultado mais orgânico possível. Em 2020, lançaram um disco numa pegada mais rock, sempre resgatando a sonoridade feita nos anos 1970. Em um ano também (inaceitavelmente) marcado por atitudes racistas, este play foi trilha sonora.

OUTRAS LISTAS

5 Melhores Discos Nacionais de 2020:

Ira! - Ira
Academia da Berlinda - Descompondo o Silêncio
Vivendo do Ócio - Vivendo do Ócio
Inluzt - Echos of Revolution
Electric Mob - Discharge

Melhor Single do Ano de 2020: Mammoth WVH  -  "Distance"

Música Surpreendente de 2020 

Internacional: Yves Tumor  -  "Kerosene!"
Nacional: Pala - "Amarras"

Melhor Show que Eu Assisti em 2020:

Por questões de pandemia, alguns shows no início do ano e o escolhido no geral será...

Legião Urbana XXX Anos no I'Music (02/02)

Melhor Disco Ao Vivo de 2020: Roger Waters - Us + Them

Melhor Capa de 2020: Brigid Dawson and The Mothers Network - Ballet of Apes

Pior Capa de 2020: Gravel & Grace - Bringing the Blues (mas o disco é ótimo)

Álbum que Decepcionou em 2020: The Jaded Hearts Club - You've Always Been Here

Melhor Programa de Rádio de 2020: Um programa não, uma rádio. Ouça Rock 108 KEYJ

Melhor Programa de Podcast de 2020: O Papo é Pop

Melhor Canal Youtube de 2020: RMH

Descoberta Podcast de 2020: Álvaro & Barcinski & Forasta & Paulão

Descoberta Canal Youtube de 2020: Viajando no VinilLucão

***

ADEUS 2020. 2021, VENHA COM O QUE TIVER DE MELHOR!

Comentários