Vinho e Vitrola #09: Aretha Franklin - I Never Loved a Man (The Way I Love You) (1967)

Com toda a paixão pela música que existe em você: qual é o nível de beleza, em uma escala de 0 a 10, que você dá para I Never Loved a Man (The Way I Love You), décimo disco da cantora Aretha Franklin? A resenha nem começou e eu aplico um 10. Sem sombra de dúvida, em 1967, este foi um grande momento da Soul Music.

Um disco recheado de canções para tocar a alma com toda a intensidade que um dia você já sentiu, basta colocar a agulha para trabalhar para notar que músicas como Respect (Ottis Redding), A Change Is Gonna Come (Sam Cooke) e Baby Baby Baby (Aretha Franklin) ganham contornos originais nas impecáveis interpretações da diva da Soul. Isso aconteceu graças às mudanças de ares que Aretha ganhou após migrar da Columbia Records para a Atlantic, onde ela pôde usufruir de todo o seu potencial que um dia tindo sido esnobado pela gravadora anterior.

O décido disco da diva da Soul Music trouxe o grande primeiro sucesso comercial da cantora: a própria faixa-título. I Never Loved a Man (The Way I Love You) atingiu a segunda posição na Billboard Hot 100 e ganhou a alcunha de “álbum muito imitado, mas jamais igualado”. Essa é a dica do Vinho & Vitrola. Acompanha qualquer vinho seco.

Por Johnny Paul (Vinho & Vitrola)


Comentários